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Dúvidas?
 

O que é Clipping?
Originário do inglês clip, que significa cortar, reduzir. O clipping é a extração de notícias, notas e informações que são publicadas na mídia, relacionadas a uma Instituição ou a uma pessoa. A versão do clipping é uma forma rápida e econômica de pesquisa nos sites, jornais, revistas, agências de notícias, TVs e rádios. O clipping funciona como um instrumento de avaliação gerencial e, ainda, como um vasto material de consulta.

Quem precisa?
Mesmo sendo mais utilizado por profissionais de Comunicação, o clipping atende muito bem a outras áreas dentro de uma empresa. A clipagem que fazemos de jornais, revistas, internet, emissoras de rádio e TV é tão importante para resgatar a história quanto para subsidiar questões jurídicas, ou apoio em campanhas publicitárias, por exemplo..

Lei
A atividade de clipping baseia-se no conceito de Reprodução definido pela lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. É ela que trata, em seu artigo 5o, da questão dos direitos autorais, definindo em cada item o que é o que (veja abaixo).

§ Reprodução, que é a essência do clipping, é a cópia de um ou vários exemplares de uma obra literária, artística ou científica ou de um fonograma, de qualquer forma tangível, incluindo qualquer armazenamento permanente ou temporário por meios eletrônicos ou qualquer outro meio de fixação que venha a ser desenvolvido.

Em seu Capítulo IV, há um artigo que refuta de vez qualquer comentário nesta direção: Das limitações aos Direitos Autorais Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.”

Outras Dúvidas:
A clipagem é para monitoramento de matérias jornalísticas, debates, entrevistas e monitoramento de comerciais e merchandising;

O clipping não concorre com outros veículos de comunicação, o veículo de comunicação é, na verdade, a matéria prima do clipping. Uma vez divulgada, a informação seja em qual veículo for, torna-se pública. A partir daí é que nasce o clipping;

O Clipping é a ferramenta indispensável para todo assessor, sendo o termômetro para tomadas de decisões, pois é através do clipping que o Assessor consegue nortear o seu cliente;

O clipping deve ser entregue constando fonte, data de publicação e página ou seção em que foi veiculada, ficando garantido a legalidade da ação.

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